segunda-feira, junho 20, 2011

Questões do ENEM para o 2º Ano-- III unidade

Centro de Excelência Municipal  Dom João José da Mota e Albuquerque
Professor:Gilvani Marques Pereira
gilvanimax@hotmail.com
Disciplina:Química
Conteúdos:PH  , POH e Equilíbrio Iônico, Ácidos e Bases
Unidade :III
Série:2º Ensino Médio
01) (ENEM) Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físico-químicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:
Gráfico I
Gráfico II
a. A
b. B
c. C
d. D
e. E





02)(ENEM) A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição são altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de chuva ácida.. Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos históricos, entre outras. A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma:  concentração de íons hidrogênio = 10-pH , sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14.  Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela:
A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que:


I.da 6ª para a 14ª amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez.
II. a 18ª amostra é a menos ácida dentre as expostas.

III. a 8ª amostra é dez vezes mais ácida que a 14ª.

IV. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a 6ª e a 8ª.
São corretas apenas as afirmativas
a) I e II
b)  II e IV.  
c)  I, II e IV. 
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
03) Indicadores ÁCIDO BASE são substâncias que em solução aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da solução. O quadro a seguir fornece as cores que alguns indicadores apresentam à temperatura de 25°C
Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa água mineral, enchendo-as com água de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como água mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na "água mineral fraudada", à temperatura de 25°C, gotas de
a) azul de bromotimol ou fenolftaleína
b) alaranjado de metila ou fenolftaleína
c) alaranjado de metila ou azul de bromotimol
d) vermelho de metila ou azul de bromotimol
e) vermelho de metila ou alaranjado de metila
04) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.

05)Um rapaz, querendo impressionar a namorada, prometeu-lhe fazer um arco-íris. Ele sabia que o suco de repolho roxo contém um composto que muda de cor conforme a acidez do meio. Quando a solução é muito ácida, o suco tem coloração vermelha. À medida que a solução fica menos ácida, a cor muda para rosa. Em meio ligeiramente básico, torna-se verde e chega a amarelo em soluções muito básicas. A cor original do suco é lilás. O rapaz colocou o suco em cinco copos e acrescentou gotas das substâncias seguintes: copo 1 = nenhuma substância adicionada, copo 2 = leite de
vaca (pH = 6,5), copo 3 = amoníaco
 (pH = 11,0), copo 4 = bicarbonato de sódio (pH = 8,2) copo 5 = vinagre (pH = 2,5). As cores obtidas nos copos 1, 2, 3, 4 e 5 são, respectivamente:
a) Lilás, vermelho, rosa, verde, amarelo.
b) Lilás, amarelo, rosa, verde, vermelho.
c) Lilás, rosa, verde, vermelho, amarelo.
d) Lilás, rosa, amarelo, verde, vermelho







06) O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da
solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo


Material                                   Cor
I Amoníaco                                   Verde
II Leite de magnésia                     Azul
III Vinagre                                     Vermelho
IV Leite de vaca                             Rosa

 De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:
a) ácido/básico/básico/ácido.
b) ácido/básico/ácido/básico.
c) básico/ácido/básico/ácido.
d) ácido/ácido/básico/básico.
e) básico/básico/ácido/ácido.

07) Utilizando-se o indicador citado em sucos de abacaxi e de limão, pode-se esperar como resultado as cores:
a) rosa ou amarelo.
b) vermelho ou roxo.
c) verde ou vermelho.
d) rosa ou vermelho.
e) roxo ou azul.

08)(ENEM – 2009) Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão. Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

CH3(CH2)16COO – + H2O CH3(CH2)16COOH + OH–

Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita. Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
a) mais eficiente em pH básico.
b) mais eficiente em pH ácido.
c) mais eficiente em pH neutro.
d) eficiente em qualquer faixa de pH.
e) mais eficiente em pH ácido ou neutro.
09)(ENEM – 2010) As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a
administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi
desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico — gerando a efervescência. As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico

I-NaHCO3àNa+ +HCO3-

II-H2CO3 Û H2O + CO2

III-HCO3- + H+ Û H2CO3

IV- H3A Û3H+ + A-

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente,
nas seguintes etapas:
a) IV, I, II e III
b) I, IV, III e II
c) IV, III, I e II
d) I, IV, II e III
e) IV, I, III e II

10)(ENEM – 2010) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?
a) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.
b) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.
c) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
d) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.
e) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.

Sucesso em seus estudos!

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