sábado, julho 16, 2011

QUANDO SURGIU A ARTE RUPESTRE?

A arte Rupestre da Serra da Capivara é destaque no Programa Descobertas.
ANTIGA ou MODERNA? QUANDO SURGIU A ARTE RUPESTRE.
O Homem, antes de escrever, pintou. A invenção do alfabeto é uma criação muito mais recente. Pintar é muito anterior. A Arte Rupestre surge quase simultaneamente no Paleolítico Superior em diferentes lugares do Planeta Terra, sendo considerada a primeira expressão globalizada da capacidade de simbolizar do homem.
Considerando-se que o homem surgiu há mais de dois milhões de anos e que começou a pintar há 30.000 anos, a arte rupestre é muito mais moderna que se imagina. Preservadas no tempo pelo clima e protegidas pelas sombras dos raios ultravioletas do Sol, as grutas pré-históricas são os primeiros museus da humanidade.
VOCE SABIA? De que era feita a tinta das pinturas rupestres?
Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, é o nome que se dá às mais antigas representações simbólicas do homem, gravadas em abrigos protegidos ou cavernas, em paredes, tetos rochosos e superfícies de pequenas pedras. No continente americano, a arte rupestre torna-se o diário nas pedras de caçadores coletores.
Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram o sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho-alaranjada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário