quarta-feira, janeiro 25, 2012

MELHORE SUA MEMÓRIA

Saiba Como Sua Memória Trabalha e Como Melhorá-la
Quanto mais você sabe sobre a sua memória, melhor você vai entender como pode melhorá-la. Aqui está uma visão geral básica de como sua memória funciona e como afeta sua capacidade de lembrar.
A maioria das pessoas fala sobre a memória como se ela fosse uma coisa que eles têm, como os olhos, ou cabelos. Mas sua memória não existe na forma como uma parte de seu corpo: não é uma “coisa” que você pode tocar. É um conceito que se refere ao processo de lembrança.
Mas afinal, o quê realmente é a memória?
No passado, muitos especialistas gostavam de descrever a memória como uma espécie de arquivo minúsculo cheio de pastas de memórias individuais em que a informação era armazenada. Outros compararam a memória a um supercomputador neural preso debaixo do couro cabeludo humano. Mas hoje, os especialistas acreditam que a memória é muito mais complexa e imprecisa do que isso. Ela não se encontra em um lugar particular no cérebro, mas em vez disso, é um processo cerebral como um todo.
A memória é o resultado de um poder construtivo incrivelmente complexo que cada um de nós possui que remonta impressões diferentes de memória de células espalhadas por todo o cérebro. Sua “memória” é realmente constituída por um grupo de sistemas onde cada um desempenha um papel diferente na criação, armazenamento, e recordação. Quando o cérebro processa as informações normalmente, todos esses sistemas diferentes trabalham juntos para fornecer o pensamento perfeitamente coeso.
O que parece ser uma única memória é realmente uma construção complexa. Se você pensar em um objeto – por exemplo, uma caneta – o cérebro recupera o nome do objeto, sua forma, sua função, o som de quando ela emite arranhões em toda a página. Cada parte da memória do que é uma “caneta” vem de uma região diferente do cérebro. Neurologistas estão apenas começando a entender como as partes são reunidas em um todo coerente.
Se você estiver andando de bicicleta, a memória de como operar o pedal vem de um conjunto de células do cérebro, a memória de como ir daqui até o fim do bloco vem de outro, a memória das regras de segurança a partir de outro, e esse sentimento nervoso que você começa quando um carro se desvia perigosamente perto, de outro ainda. No entanto, você nunca está ciente dessas experiências mentais separadas, nem que elas estão vindo de partes diferentes de seu cérebro, porque todas trabalham juntas muito bem.
Isto não significa que os cientistas descobriram exatamente como o sistema funciona. Eles ainda não entendem completamente exatamente como você se lembra de ou o que ocorre durante a recuperação dessa memória. A busca de como o cérebro organiza memórias e onde as memórias são adquiridas e armazenadas tem sido uma busca sem fim entre os pesquisadores do cérebro por décadas. Ainda assim, há informações suficientes para fazer algumas suposições. O processo de memória começa com a codificação, em seguida, procede ao armazenamento e, eventualmente, a recuperação.
Codificação da Memória
A codificação é o primeiro passo na criação de uma memória. É um fenômeno biológico, enraizado nos sentidos, que começa com a percepção. Considere, por exemplo, a lembrança da primeira pessoa por quem você se apaixonou. Quando você conheceu essa pessoa, seu sistema visual provavelmente registrou características físicas, tais como a cor de seus olhos e cabelo. O seu sistema auditivo pode ter pego o som de sua risada. Você deve ter notado o cheiro do seu perfume ou colônia. Você pode até ter sentido o toque da sua mão. Cada uma dessas sensações viajou para a parte do cérebro chamada hipocampo, que integrou essas percepções como estavam ocorrendo em uma experiência única – a sua experiência dessa pessoa específica.
Especialistas acreditam que o hipocampo, juntamente com outra parte do cérebro o córtex frontal, são responsáveis pela análise dessas impressões sensoriais diversas e decidem se vale a pena lembrar. Se valerem, eles podem se tornar parte de sua memória de longo prazo.
Esses vários bits de informações são então armazenados em diferentes partes do cérebro. Como esses pedaços são posteriormente identificados e recuperados para formar uma memória coesa, no entanto, ainda não é conhecido.
As conexões entre as células do cérebro não estão definidas em concreto – elas mudam o tempo todo. Células cerebrais trabalham juntas em uma rede, organizando-se em grupos que se especializam em diferentes tipos de processamento de informações. Cada vez que uma célula do cérebro envia sinais para outra, a ligação entre as duas fica mais forte. Assim, com cada nova experiência, seu cérebro ligeiramente reestabelece sua estrutura física.
À medida que você aprender e experimentar o mundo e as mudanças, mais conexões em seu cérebro serão criadas. O cérebro organiza e se reorganiza em resposta a suas experiências, formando memórias desencadeadas pelos efeitos da entrada de experiências, educação ou treinamento.
Estas mudanças são reforçadas com o uso, de modo que, cada vez que você aprender e praticar novas informações, intrincados circuitos de conhecimento e memória são construídos no cérebro. Se você tocar um trecho de música mais e mais vezes, por exemplo, o disparo repetido de certas células em certa ordem no seu cérebro torna mais fácil disparar a rede de células e mais tarde repetir este trecho.
Como resultado você toca a música melhor. No entanto, se você parar de praticar por várias semanas e, em seguida, tentar reproduzir a peça, você pode notar que o resultado não é mais o mesmo. Seu cérebro já começou a esquecer o que você uma vez que conhecia tão bem.
Para codificar corretamente uma memória, você deve primeiro estar prestando atenção. Já que você não pode prestar atenção a tudo o tempo todo, o que você encontra todos os dias é simplesmente filtrado, e apenas alguns estímulos passam para a sua consciência.
Se você se lembrasse de cada coisa que você percebe, sua memória estaria cheia antes mesmo de sair de casa pela manhã. O que os cientistas não têm certeza é se os estímulos são selecionados durante o estágio de entrada sensorial (percepção) ou somente após o cérebro processar o seu significado. O que sabemos é que a forma de
você prestar atenção às informações pode ser o fator mais importante na forma de quanto você realmente vai se lembrar.
Memória de Curto e Longo Prazo
Uma vez que uma memória é criada, ela deve ser armazenada (não importa quão brevemente). Muitos especialistas acham que há três maneiras de armazenar memórias: na fase sensorial, na memória de curto prazo, e em memória de longo prazo.
A criação de uma memória começa com a sua percepção: o registro de informações durante a percepção ocorre no estágio sensorial que normalmente dura apenas uma fração de segundo. É a sua memória sensorial que permite uma percepção como um padrão visual, um som, ou um toque a ficar por um breve momento após a estimulação.
Em primeiro lugar, a sensação é armazenada em memória de curto prazo que tem uma capacidade bastante limitada, de cerca de sete itens por não mais que 20 ou 30 segundos de cada vez. Você pode ser capaz de aumentar essa capacidade um pouco por meio de diferentes estratégias de memória.
Por exemplo, um número de dez dígitos como 8005840392 pode ser demais para a sua memória de curto prazo para segurar. Mas dividido em pedaços, como em um número de telefone, 800-584-0392 pode realmente ficar em sua memória de curto prazo tempo o suficiente para você discar o telefone. Da mesma forma, repetindo o número para si mesmo, você pode manter a redefinição do tempo de memória de curto prazo.
A Informação importante é gradualmente transferida de memória de curto prazo em memória de longo prazo. Quanto mais a informação é repetida ou usada, o mais provável é que, eventualmente, acabe na memória de longo prazo, ou para ser “retida”. É por isso que o estudo ajuda as pessoas a um melhor desempenho em testes. Ao contrário da memória sensorial e de curto prazo, que é limitada e rapidamente decadente, memória de longo prazo pode armazenar quantidades ilimitadas de informação por tempo indeterminado.
As pessoas tendem mais facilmente a armazenar material sobre temas que eles já sabem algo a respeito, já que a informação tem mais significado para eles e pode ser mentalmente conectada a informações relacionadas que já estão armazenadas em sua memória de longo prazo.
Recuperação da Memória
Quando você quer lembrar alguma coisa, você recupera as informações em um nível inconsciente, trazendo-as em sua mente consciente pela vontade. Enquanto a maioria das pessoas pensa que têm uma “má” ou “boa” memória na verdade elas são bastante boas em lembrar alguns tipos de coisas e não tão boas em lembrar outras. Se você tiver dificuldade para lembrar algo – supondo que você não tem uma doença física – geralmente não é a falha de seu sistema de memória inteira, mas um componente ineficiente de uma parte do seu sistema de memória.
Vamos dar uma olhada em como você se lembra de onde você colocou seus óculos. Quando você vai para a cama à noite, você deve registrar onde você coloca seus óculos: você deve prestar atenção enquanto você coloca-os em sua mesa de cabeceira. Você deve estar ciente de onde você está colocando-os, ou você não será capaz de lembrar a sua localização na manhã seguinte. Em seguida, essa informação é guardada, pronta para ser recuperada posteriormente. Se o sistema estiver funcionando corretamente, quando você acorda de manhã você vai lembrar exatamente onde deixou seus óculos.
Se você esqueceu onde eles estão, uma destas coisas poderia ter acontecido:
Você pode não ter registrado claramente onde você os colocou ou pode não ter retido o que se registou ou você pode não ter sido capaz de recuperar a memória com precisão.
Portanto, se você quiser parar de esquecer onde deixou seus óculos, você terá que trabalhar para garantir que todas as três fases do processo de lembrança estejam funcionando corretamente.
Se você esqueceu-se de algo, pode ser porque você não codificou de forma muito eficaz, porque você estava distraído durante a codificação ou porque você está tendo problemas para recuperá-los.
Se você já “esqueceu”, onde você coloca seus óculos, você pode não ter realmente esquecido tudo. Em vez disso, em primeiro lugar a localização de seus óculos pode nunca ter começado em sua memória. Por exemplo, você provavelmente diria que você sabe como uma nota de cinco reais parece, mas na maioria das vezes que você já viu uma, você realmente não codificou a sua aparência, de modo que se você tentasse descrevê-la, você provavelmente não poderia.
Distrações que ocorrem quando você está tentando lembrar algo pode realmente ficar no caminho da codificação de memórias. Se você está tentando ler um relatório de negócios no meio de um aeroporto lotado, você pode pensar que está se lembrando do que leu, mas você pode não ter efetivamente salvo em sua memória.
Finalmente, você pode esquecer, porque você está simplesmente tendo problemas para recuperar a memória. Se você já tentou lembrar uma vez algo e não pode, mas depois você se lembra do mesmo item, pode ser que tenha havido um descompasso entre sinais de recuperação e a codificação das informações que você estava procurando.
Em fim, a memória é um instrumento indispensável a quem estuda e pretende prestar concurso público. Portanto, quando estiver aprendendo, preste atenção para não esquecer!

GILVANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário