Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque
Professor: Gilvani Marques Pereira
Estudante: __________________________________________________Nº__________
Disciplina: Química
Série: 2º Ensino Médio Data : 29/08/2011 PONTOS________ NOTA______
SIMULADO III UNIDADO
01) Em um potenciômetro, se faz a leitura de uma solução 0,001M de hidróxido de sódio (utilizado na neutralização do ácido lático). Sabendo-se que o grau de dissociação é total, o valor do PH encontrado corresponde a:
a) 2,7.
b) 5,4.
c) 12,0.
d) 11,0.
e) 9,6
02)Em alguns casos, é muito importante o conhecimento da acidez de determinados sistemas, o que se obtém por meio da medida do pH. Variações muito acentuadas no pH da saliva humana, por exemplo podem evidenciar distúrbios orgânicos. Se a amostra X (da saliva de uma pessoa) apresenta pH=6,0 e a amostra Y (da saliva de outra pessoa) tem [H3O+] igual a 1,0.10-5mol/L, pode-se afirmar que:
a) A amostra X é menos alcalina.
b) A [OH_] da amostra Y é maior do que a da amostra X.
c) A amostra Y é mais ácida.
d) A [H3O+] da amostra Y é menor do que a da amostra X.
e) A ingestão de leite de magnésia Mg(OH)2 aumenta a acidez das duas amostras
03)À medida que aumenta [ H+]numa solução, o pH e o pOH da solução, respectivamente:
a) não se altera, aumenta.
b) não se altera, diminui.
c) diminui, aumenta.
d) aumenta, diminui.
e) não se altera, não se altera.
04) (UPE-2010) A maioria das plantas absorve mais eficientemente os elementos (N – P – K – Ca) dos quais necessita para o seu crescimento, quando o pH do solo se encontra em torno de 6,5. Em áreas agricultáveis próximas a centros urbanos com intenso tráfego, no qual os veículos automotores utilizam combustíveis fósseis, constata-se que há um decréscimo na produção agrícola por hectare plantado.
Analisando o texto, é CORRETO afirmar como uma das possíveis causas para o decréscimo na produção agrícola
a) adição ao solo de solução de ácido clorídrico diluído, produzida pela chuva ácida, muito comum em regiões onde não trafegam aviões e que sejam muito distantes de rios, lagos e mares.
b) chuva ácida comum em regiões próximas a centros urbanos, onde veículos automotores que utilizam combustíveis fósseis trafegam intensamente, contribui para elevar o pH do solo para valores próximos de 12, no qual as plantas absorvem melhor os nutrientes.
c) chuva ácida que se precipita nessas regiões contribui para a diminuição do pH do solo, e, em consequência, o processo de absorção dos nutrientes pelas plantas fica prejudicado, ocasionando decréscimo de produção.
d) efeito estufa comum, apenas, nessas regiões de tráfego intenso de veículos eleva a temperatura da área plantada, volatilizando os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, transformando-os em gases tóxicos.
e) chuva ácida comum nessas regiões é absorvida, integralmente, pelos rios e lagos próximos às áreas plantadas; em consequência, as raízes das plantas, ao entrarem em contato com a água dos rios e lagos, são completamente destruídas.
05) (UNIFOR - CE) Carbonato de sódio, quando dissolvido em água, origina solução básica. Isso porque o ânion do sal interage com água, originando:
a) ácido fracob) base fraca
c) sal básico pouco solúvel
d) sal ácido pouco solúvel
e) gás de caráter ácido
a) ácido fracob) base fraca
c) sal básico pouco solúvel
d) sal ácido pouco solúvel
e) gás de caráter ácido
06) (UCDB-MS) O ácido acético, sendo um ácido fraco, dissocia-se parcialmente em solução aquosa, conforme a seguinte reação:
Os efeitos da adição de acetato de sódio nesse
equilíbrio e no pH da solução são:
A) desloca o equilibrio para a direita e aumenta o pH.
B) desloca o equilíbrio para a esquerda e diminui o pH.
C) não tem efeito no equilíbrio e aumenta o pH.
D) Desloca o equilíbrio para a esquerda e não altera o pH.
E) desloca o equilíbrio para a esquerda e aumenta o pH.
07) (FESP - UPE) Um determinado "HInd" apresenta uma constante de dissociação, Ki = 1,0 x 10-5. Admitindo-se que a forma não-ionizada tem a coloração "amarela" e o íon- Ind- tem a coloração "roxa", é de se esperar que as soluções aquosas de hidróxido de sódio, carbonato de potássio, borato de sódio e cianeto de potássio, quando em contato com algumas gotas do indicador, apresentem respectivamente as colorações:
a) amarela - roxa - roxa - amarela
b) roxa - roxa - amarela - amarela
c) amarela - amarela - amarela - amarela
d) roxa - roxa - roxa - roxae) roxa - roxa - roxa - amarela
a) amarela - roxa - roxa - amarela
b) roxa - roxa - amarela - amarela
c) amarela - amarela - amarela - amarela
d) roxa - roxa - roxa - roxae) roxa - roxa - roxa - amarela
08) (FEI - SP) Os compostos cianeto de sódio (NaCN), cloreto de zinco (ZnCl2), sulfato de sódio (Na2SO4) e cloreto de amônio (NH4Cl), quando dissolvidos em água, tornam o meio respectivamente:
a) básico, ácido, ácido, neutro;
b) ácido, básico, neutro, ácido;
c) básico, neutro, ácido, ácido;
d) básico, ácido, neutro, ácido;e) ácido, neutro, básico, básico
a) básico, ácido, ácido, neutro;
b) ácido, básico, neutro, ácido;
c) básico, neutro, ácido, ácido;
d) básico, ácido, neutro, ácido;e) ácido, neutro, básico, básico
09) A solubilidade do sal CaSO4 , em água , a 25ºC é igual a 2,0 .10-5 mol/l
( duas vezes dois elevado a menos cinco mol por litro.) Calcule o seu Kps a 25º C.
Kps= [ Ca + ² ] [ SO4-² ] = (2. 10-5) ²= 4. 10-¹º
10) (PUC-MG) A análise de uma determinada amostra de refrigerante detectou pH = 3.
Determine a concentração de íons H+ nesse refrigerante é, em mol/L:
[ H+ ] = 10-³
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