quinta-feira, setembro 01, 2011

Gabarito do simulado - 2º ano

  
Centro  de Excelência  Municipal Dom João  José da Mota e Albuquerque
                 Professor: Gilvani Marques Pereira
                               Estudante: __________________________________________________Nº__________
                              Disciplina: Química
                               Série: 2º Ensino Médio          Data : 29/08/2011          PONTOS________  NOTA______
                                                                               SIMULADO III  UNIDADO

01) Em um potenciômetro, se faz a leitura de uma solução 0,001M de hidróxido de sódio (utilizado na neutralização do ácido lático). Sabendo-se que o grau de dissociação é total, o valor do PH encontrado corresponde a:
a) 2,7.
b) 5,4.
c) 12,0.
d) 11,0.
e) 9,6
02)Em alguns casos, é muito importante o conhecimento da acidez de determinados sistemas, o que se obtém por meio da medida do pH. Variações muito acentuadas no pH da saliva humana, por exemplo podem evidenciar distúrbios orgânicos. Se a amostra X (da saliva de uma pessoa) apresenta pH=6,0 e a amostra Y (da saliva de outra pessoa) tem [H3O+] igual a 1,0.10-5mol/L, pode-se afirmar que:

a) A amostra X é menos alcalina.
b) A [OH_] da amostra Y é maior do que a da amostra X.
c) A amostra Y é mais ácida.
d) A [H3O+] da amostra Y é menor do que a da amostra X.
e) A ingestão de leite de magnésia Mg(OH)2 aumenta a acidez das duas amostras
03)À medida que aumenta [ H+]numa solução, o pH e o pOH da solução, respectivamente:

a) não se altera, aumenta.
b) não se altera, diminui.
c) diminui, aumenta.
d) aumenta, diminui.
e) não se altera, não se altera.

04) (UPE-2010) A maioria das plantas absorve mais eficientemente os elementos  (N – P – K – Ca) dos quais necessita para o seu crescimento, quando o pH do solo se encontra em torno de 6,5. Em áreas agricultáveis próximas a centros urbanos com intenso tráfego, no qual os veículos automotores utilizam combustíveis fósseis, constata-se que há um decréscimo na produção agrícola por hectare plantado.

Analisando o texto, é CORRETO afirmar como uma das possíveis causas para o decréscimo na produção agrícola

a) adição ao solo de solução de ácido clorídrico diluído, produzida pela chuva ácida, muito comum em regiões onde não trafegam aviões e que sejam muito distantes de rios, lagos e mares.

b) chuva ácida comum em regiões próximas a centros urbanos, onde veículos automotores que utilizam combustíveis fósseis trafegam intensamente, contribui para elevar o pH do solo para valores próximos de 12, no qual as plantas absorvem melhor os  nutrientes.

c) chuva ácida que se precipita nessas regiões contribui para a diminuição do pH do solo, e, em consequência, o processo de absorção dos nutrientes pelas plantas fica prejudicado, ocasionando decréscimo de produção.

d) efeito estufa comum, apenas, nessas regiões de tráfego intenso de veículos eleva a temperatura da área plantada, volatilizando os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, transformando-os em gases tóxicos.

e) chuva ácida comum nessas regiões é absorvida, integralmente, pelos rios e lagos próximos às áreas plantadas; em consequência, as raízes das plantas, ao entrarem em contato com a água dos rios e lagos, são completamente destruídas.





05)  (UNIFOR - CE) Carbonato de sódio, quando dissolvido em água, origina solução básica. Isso porque o ânion do sal interage com água, originando:

a) ácido fracob) base fraca
c) sal básico pouco solúvel
d) sal ácido pouco solúvel
e) gás de caráter ácido










06) (UCDB-MS) O ácido acético, sendo um ácido fraco, dissocia-se parcialmente em solução aquosa, conforme a seguinte reação:
Os efeitos da adição de acetato de sódio nesse
equilíbrio e no pH da solução são:

A) desloca o equilibrio para a direita e aumenta o pH.
B) desloca o equilíbrio para a esquerda e diminui o pH.
C) não tem efeito no equilíbrio e aumenta o pH.
D) Desloca o equilíbrio para a esquerda e não altera o pH.
E) desloca o equilíbrio para a esquerda e aumenta o pH.

07) (FESP - UPE) Um determinado "HInd" apresenta uma constante de dissociação,    Ki = 1,0 x 10-5. Admitindo-se que a forma não-ionizada tem a coloração "amarela" e o íon- Ind- tem a coloração "roxa", é de se esperar que as soluções aquosas de hidróxido de sódio, carbonato de potássio, borato de sódio e cianeto de potássio, quando em contato com algumas gotas do indicador, apresentem respectivamente as colorações:

a) amarela - roxa - roxa - amarela
b) roxa - roxa - amarela - amarela
c) amarela - amarela - amarela - amarela
d) roxa - roxa - roxa - roxae) roxa - roxa - roxa - amarela
 
08) (FEI - SP) Os compostos cianeto de sódio (NaCN), cloreto de zinco (ZnCl2), sulfato de sódio (Na2SO4) e cloreto de amônio (NH4Cl), quando dissolvidos em água, tornam o meio respectivamente:

a) básico, ácido, ácido, neutro;
b) ácido, básico, neutro, ácido;
c) básico, neutro, ácido, ácido;
d) básico, ácido, neutro, ácido;e) ácido, neutro, básico, básico

09) A solubilidade do sal CaSO4 , em água , a 25ºC é igual a  2,0 .10-5 mol/l
( duas  vezes dois elevado a menos cinco mol por litro.)  Calcule o seu Kps a 25º C.

Kps= [  Ca + ² ]  [ SO4-² ]  =   (2. 10-5) ²= 4. 10-¹º


10) (PUC-MG) A análise de uma determinada amostra de refrigerante detectou pH = 3.
Determine a  concentração de íons H+ nesse refrigerante é, em mol/L:

[  H+ ]  = 10-³

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