domingo, julho 24, 2011

ESTÁ CHEGANDO A FICAC 2011







EXERCÍCIO III UNIDADE - 1º ANO - NOX E ÁCIDOS

EXERCÍCIO - NOX

01.Determine os números de oxidação dos halogênios nos compostos
a)NaCl   
b) NaClO3   
c)KI   
d) I2  
             e)NH4IO3   

02. Determine o nox para os elementos em negrito.
a) SO4  ²-
b) Cr2O7 ²-  
c) CO3 ²-
d) MnO2  
e) NH4+  
03. A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:
I - têm poder corrosivo;
II - são capazes de neutralizar bases;
III - são compostos por dois elementos químicos;
IV - formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.
Ele cometeu erros SOMENTE em:
a) I e II       b) I e III          c) I e IV          d) II e III                  e) III e IV

04.Os números de oxidação do enxofre em H2S, S8 e Na2SO3 são, respectivamente,
a) +2, -8 e -4.          b) -2, zero e +4.                c) zero, -4 e +3.              d) +1, -2 e -3.

05. Nas espécies químicas a seguir, o nitrogênio tem número de oxidação máxima no:
a) NH3      b) (NH4)+                 c) (NO2)            d) N2O3                 e) (NO3)

06.Os números de oxidação do crômio e do manganês nos compostos CaCrO4 e K2MnO4 são respectivamente:
a) +2 e +2           b) -2 e -2             c) +6 e +7             d) +6 e +6               e) -6 e –6

EXERCÍCIO - ÁCIDOS

01.O que é função química?
02.A fórmula estrutural
representa o ácido:
a) fosfórico.      b) metafosfórico.         c) fosforoso.          d) hipofosforoso.       e) ortofosforoso.

03.Dos ácidos abaixo, o mais fraco é
a) HI               b) HCl                 c) HClO4                   d) HClO3                   e) H3BO3
04.Assinale o item que contem apenas ácidos
a) H2S, NaCl, KOH                b) HBr, HCl, H2SO4               c) NaCl, Ba (OH)2, BaS    
d) HCl, NH4OH, BaS
e) NaOH, LiOH, Ca (OH)2
05.Com base na tabela de graus de ionização apresentada a seguir,
Podemos concluir que o ácido mais forte é:
a) HF         b) HCl                     c) HCN              d) H2SO4               e) H3PO4

06. Dê o nome para os ácidos de cloro a seguir:
a) HCl –
b) HClO –
c) HClO3 –
d) HClO2 –
e) HClO4 –

07.Escreva a formula molecular dos ácidos a seguir:
a) ácido fosfórico
b) ácido fosforoso   
c) ácido hipofosforoso   
d) ácido periódico    
e) ácido hipocloroso   
08.(UFRJ) Os ácidos podem ser classificados quanto ao número de hidrogênios  ionizáveis. O ácido hipofosforoso, H3PO2, utilizado na fabricação de medicamentos, apresenta fórmula estrutural:
Quantos hidrogênios são ionizáveis no ácido hipofosforoso? Justifique sua resposta.

09.Dê o nome dos ácidos :
a) H4P2O7     

b)  H3PO3     


c) H3PO4    

d)  HClO2   

e) HClO3  

f) HClO4   

g) H2SO3   

h) HNO2    

ÁCIDOS -1º ANO

ÁCIDOS

Ácido – É toda substância que, em água, sofre ionização, formando como cátion exclusivamente o H+, de acordo com a teoria de Arrhenius.

Exemplos:
a) HB
r(aq) H+(aq) + Br -(aq)

b) H2CO
3(aq) 2H+(aq) + CO32–(aq)

Propriedades funcionais: apresentam sabor azedo; conduzem corrente elétrica somente em soluções aquosas (devido à ionização).

Nomenclatura

1. Hidrácidos: não possuem oxigênio na molécula.
Ácido (nome do elemento) + ídrico
Exemplos:

a) HBr: ácido bromídrico.

b) HCl: ácido clorídrico (usualmente ácido muriático).

c) H2S: ácido sulfídrico.

d) HCN: ácido cianídrico.
2. Oxiácidos: possuem oxigênio na molécula.

Vamos utilizar a tabela de referência abaixo para aprender a nomenclatura dos principais oxiácidos.
Classificação

1. Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis:
a) Monoácidos ou ácidos monopróticos: com apenas 1 hidrogênio ionizável.

Exemplos: HCl; HBr e H3PO2.

b) Diácidos ou ácidos dipróticos: com 2 hidrogênios ionizáveis.

Exemplos: H2SO4; H2CO3 e H3PO3.

c) Triácidos ou ácidos tripróticos: com 3 hidrogênios ionizáveis.
Exemplos: H3BO3 e H3PO4

d) Tetrácidos: com 4 hidrogênios ionizáveis.
Exemplos: H4P2O7 e H4SiO4.
2. Quanto ao ponto de ebulição (volatilidade):

a) Fixos: são ácidos com ponto de ebulição elevado.

Exem plos: H2SO4 (PE = 338°C); H3PO4 (PE = 200°C).

b) Voláteis: têm baixo ponto de ebulição (demais ácidos).

Exemplos: HF e H2S (gases a 25°C).
                                                               Professor: Gilvani Marques

EXERCÍCIO PH E POH 2º ANO


Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque
Disciplina: Química
Professor: Gilvani Marques
Série: 2º Ensino Médio    Data:24/07/2011

      Utilize quando necessário: log 2 = 0,3     log 3 = 0,5    log 5 = 0,7
 Gilvani Marques Pereira
1) Calcular o pH de um meio cuja concentração hidrogeniônica é 0,01 mol/L.

2)   Qual é o pH de uma solução cuja concentração hidroxiliônica é de 0,1 mol/L?
3)  Determine o pH de uma solução 0,005M de um monoácido forte.
4)  Uma solução apresenta concentração hidrogeniônica igual a 10-11 mol/L. Qual é o seu pOH?
5)  Determine o pH de uma solução 0,04M de ácido clorídrico.

6) Determine o pH de uma solução 0,8M de hidróxido de sódio.

7)  Qual o pH de uma solução 0,2M de ácido acético, sabendo que, nessa diluição, o grau de ionização é igual a 0,5%? Represente a reação de ionização para o ácido acético
8)  Uma solução aquosa 0,1M de um monoácido está 1% ionizado. Calcular a concentração hidrogeniônica e o pH da solução.
9)  Qual é a concentração de íons H+ de uma cerveja cujo pH é 4,5 ?
10)  1 L de uma solução tem pH = 4. Adicionando água até um volume de 10L qual o novo pH da solução?

11)  O pH de uma solução de ácido clorídrico é 2. Adiciona-se um litro de água a um litro de solução ácida. Calcule o pH desta nova solução.

12)  Dissolveu-se 5x10-5 mol do eletrólito forte KOH em água a fim de obter 100 mL de uma solução saturada desse hidróxido. Qual será o pH dessa solução?


13)  A 3g de ácido acético (Massa molar 60g/mol) foi adicionada água suficiente para completar 500 mL de solução. Sabendo que nessa concentração o grau de ionização do ácido é de 1%, calcule, para essa solução.
a) Concentração hidrogeniônica
b) potencial hidrogeniônico

c) concentração hidroxiliônica
14)  Temos uma solução 0,05M de hidróxido de amônio (NH4OH). Calcular o pH e o pOH dessa solução, sabendo que a constante de ionização da base é 2x10-5.

15)  Qual o pH e o pOH de uma solução cuja concentração hidrogeniônica é
     5x10-6M?
16)Preparou-se uma solução de hidróxido de sódio , dissolvendo-se 4,0x10-4g dessa base em um litro de água destilada. Admitindo-se que não houve variação  de volume, após a adição da base, calcule o pH do meio
    (MM NaOH = 40 g/mol).
17)  Determine qual solução é mais ácida e quantas vezes mais ácida:
- solução de pH= 4       - solução de pH= 6
18)   Dissolveu-se 70 mg de hidróxido de amônio em água para obter-se 100 mL de uma solução saturada dessa base. Qual será o pH dessa solução? (MMg/mol: hidróxido de amônio = 35)
19)  Determinada variedade de suco de limão tem pH=2 e determinada variedade de suco de laranja tem pH=4. Determine a relação de concentração hidrogeniônica entre o suco de limão e o suco de laranja.
20)  Um volume V de solução de ácido nítrico (HNO3), de pH=2,3, foi diluído com água até 10V. Determine o pH da solução diluída.
21)  Um alvejante de roupas, do tipo "água de lavadeira", apresenta [OH-] aproximadamente igual a 10-4M. Nessas condições, qual será o [H+]?

22)  Suponha que 0,28g de hidróxido de potássio foram dissolvidos em água suficiente para completar 0,5 L da solução. Qual o pH da solução resultante? (MM g/mol – KOH=56)

23)   O ácido cítrico é utilizado como acidulante nos refrigerantes. Determinou-se experimentalmente que, em 5 mL de suco de limão encontram-se 5x10-5 mols de íons H+ provenientes da ionização do ácido cítrico. Qual o valor do pH do suco de limão?

24)   Determine o pH de uma solução 0,004M de certo monoácido cujo grau de dissociação é de 2,5% nessa concentração.
25)  (Cesgranrio-RJ) Entre os antiácidos caseiros, destacam-se o leite de magnésia e o bicarbonato de sódio. Quantas vezes o leite de magnésia (pH=11) é mais básico do que uma solução de bicarbonato de sódio (pH=8)?

quarta-feira, julho 20, 2011

GABARITO DA PROVA DE RECUPERAÇÃO DE QUIMICA -2º ANO


Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque   
Disciplina: Química
Professor: Gilvani Marques
Aluno(a) _________________________________________________Nº____
Série: 2º Ensino Médio    Data: ____/07/2011   PONTOS:_______ NOTA______
NOVAS OPORTUNIDADES DE ENSINO 
01)  (UFPE) Um certo dia, um tanque para tratamento de resíduos químicos continha, quando cheio, 3 gramas de um dado sal numa concentração de 0,5 M. Hoje a concentração deste sal no tanque cheio é de 2,5 M. Qual a massa do sal no tanque?
a)15g                b) 20g                      c) 5,5g                        d)  5,8g                        e) 18g
3g de sal 0,5 mol/L
X       2,5 mol/L
X = 15 g
Observe que neste caso não se trata de uma diluição pois o volume do tanque continua o mesmo. Nesta situação o fato que levou a um aumento da concentração molar da solução no tanque se deve à adição de sal ao tanque.
02) (UFPI) Quais das afirmações a respeito de soluções são corretas?
I. Quando diluímos uma solução, estamos aumentando
o número de mol do soluto.
II. Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mol do solvente.
III. Na evaporação de uma solução aquosa de um composto iônico, o número de mol do soluto não se altera.
IV. Quando misturamos duas soluções de mesmo soluto, porém com molaridades
 diferentes, a   solução final  apresenta uma molaridade com valor intermediário
às molaridades iniciais.
V. Ao misturarmos soluções de solutos diferentes, sem que ocorra reação, na verdade o que ocorre é uma simples diluição de cada um dos solutos
a) Todas.
b) Nenhuma.
c) Somente I, III e IV.
d) Somente II, III, IV e V.
e) Somente II, III e  IV.
I. Falsa. A quantidade de matéria do soluto não se altera.
 03) Qual a concentração de uma solução contendo 40g de cloreto de sódio dissolvidos em 250 mL de solução?   
a)    6,25             b) 290                  c) 210                  d) 160                       e) 200
C=m/v

C=40/0,25= 160

04) (UFV MG) A solubilidade do nitrato de potássio (KNO3), em função da temperatura, é representada no gráfico abaixo:

De acordo com o gráfico, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a massa de KNO3, em gramas, presente em 750 g de solução, na temperatura de 30 °C:
a) 250
b) 375
c) 150
d) 100
e) 500
05)Adicionando-se soluto a um solvente, chega-se a um ponto em que o solvente não mais consegue dissolver o soluto. Neste ponto a solução torna-se:
a) diluída.
b) concentrada.
c) fraca.
d) supersaturada.
e) saturada
06) (PUC SP) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado a um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável
b) diluída
c) saturada
d) concentrada
e) supersaturada
07) Qual a molaridade de uma solução aquosa de etanol (C2H6O), de concentração igual a 9,2g/L ?
a) 0,46M               b) 0,2M             c  )9,4M                   d)  0,5M                  e)0.8M
Massas= 2x12+6+16=46
Mo=C/M1    logo= M =9,2/46= 0,2
08) Uma solução aquosa de hidróxido de sódio é preparada, misturando-se 20g de soluto com 140g de solvente. Qual a porcentagem, em massa, do soluto na solução?
a) 20%               b) 15%               c) 8,5%                   d)   10%                    e) 12,5%
T=m1/m1+m2 x100
T=20/20+140  logo   T=20/160 x100 = 12.5% 
09) (UFAC-AC) Considere o gráfico a seguir:
O gráfico acima representa um comportamento típico de um gás submetido à lei de
 Boyle - Mariotte
(P.V = K). Com relação à curva pode-se afirmar que:
a) É uma isocórica e o valor de K é igual a 2,0.
b) É uma isoterma e o valor de K é igual a 12,0.
c) É uma isocórica e o valor de K é igual a 12,0.
d) É uma isoterma e o valor de K é igual a 2,0.
e) É uma isobárica e o valor de K é igual a 2,0.
10)Um recipiente a 0oC contém 50 litros de um certo gás exercendo a pressão de 1 atm. A pressão exercida por esta mesma massa de gás a 0oC em um recipiente com capacidade para 80 litros será:
a) 0,625 atm.
b) 6,250 atm.
c) 4,000 atm.
d) 1,000 atm.
e) 0,465 atm.     P1 xv1=p2 xv2  logo
                         1x50=p2x80 = 0,625atm
11) A densidade do gás metano em relação à densidade do gás propano nas mesmas condições de pressão e temperatura é:
Dados: CH4 = 16 g/mol; C3H8 = 44 g/mol.
a) 0,40.
b) 0,36.
c) 0,52.
d) 0,58.                           D= metano/propano
e) 0,42.                           D=16/44 =0,36
12) (FEI-SP) A densidade absoluta do gás sulfídrico (H2S) aumentará quando a:
a) pressão diminuir.
b) temperatura diminuir.
c) temperatura aumentar.
d) variação de pressão não afetar a densidade absoluta.
e) concentração do H2S aumentar

13) (UFRGS) Um balão de borracha, desses usados em aniversários, cheio de ar, murcha após algum tempo. O fenômeno pode-se explicar pela:
a) lei de Avogadro, que se refere à reatividade interna dos componentes.
b) efusão do gás contido no balão para o meio externo.
c) lei de Graham, que diz que a velocidade de difusão é diretamente proporcional à massa molar do gás.
d) alta densidade do gás usado para encher o balão.
e) pressão interna do gás que enruga o balão.
14)(UEG-GO) Quando se abre um frasco de perfume, este se vaporiza, e as moléculas no estado gasoso se difundem através as moléculas do ar atmosférico, penetram nas fossas nasais, atingem as células do aparelho olfativo, produzindo ma sensação agradável. Sobre a difusão e a efusão julgue as afirmativas abaixo:
I. Difusão é a propriedade de duas ou mais substâncias se misturarem espontaneamente, quando colocadas em presença uma da outra, dando misturas homogêneas.
II. A passagem de um gás por uma parede porosa é um fenômeno de efusão.
III. A uma mesma pressão e temperatura, a velocidade de efusão do H2 (g) é quatro vezes maior que a do O2 (g).
Assinale a afirmativa CORRETA:
a) Apenas a proposição II é correta.
b) Apenas as proposições I e II são corretas.
c) Apenas as proposições II e III são corretas.
d) Apenas as proposições I e III são corretas.
e) Todas as proposições são corretas
15) A relação a seguir mostra a variação da concentração de uma substância A, em função do tempo, em uma reação química: a A + b B à c C + d D

                       
    T(min)       0,0     2,0      4,0     6,0       8,0       10,0       12,0     14,0       16,0       18,0

       
        [A]        11,0    7,0      4,3       3,0      2,0       1,0         0,5       0,3        0,2          0,2



Qual será o valor da velocidade média da reação de A correspondente ao intervalo entre 4 e 14 min?
a) 4,0 mol/L.min.
b) 0,4 mol/L.min.              V =nºmol/tempo  logo 4,3-0,3=4mol e  tempo =14-4=10min
c) 1,4 mol/L.min.
d) 25 mol/L.min.                 temos= vm= 4/10= 0,4mol/L.min
e) 2,5 mol/L.min.

16) (Unifap-AP) As reações químicas, em geral, podem ser aceleradas. Um fator que acelera uma reação química é:
a) o aumento da superfície de contato.
b) a diminuição da superfície de contato.
c) a diminuição da concentração dos reagentes.
d) a ausência do contato entre os reagentes.
e) a ausência de substâncias reagentes

17)Numa reação exotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se
[1], [2] e [3], respectivamente, por:
a) liberação, maior, maior.
b) absorção , maior, menor.
c) liberação, menor, menor.
d) absorção, menor, maior.
e) liberação, maior, menor.

18) Observe o diagrama de energia e julgue as afirmativas:

I- O processo é exotérmico;
II- A reação tem variação de entalpia igual a –30 kcal
III- A energia de ativação vale +130 kcal 
IV- O valor do complexo ativado é +90 kcal



Resposta:
I-F O processo é endotérmico, pois a energia dos produtos (40) é maior que a dos reagentes (10);
II-F A variação de entalpia é de +30 kcal, ou seja, 40-10;
III-F A energia de ativação é 80 kcal, pois inicia em 10 kcal (entalpia dos reagentes) e vai até 90 kcal (complexo ativado);
IV-V O complexo ativado é o ápice da curvatura do gráfico (90 kcal)


19) Quando o equilíbrio químico é alcançado por um sistema:
0 0 as concentrações de todas as espécies reagentes e produtos tornam-se iguais.
1 1 os produtos reagem com a mesma velocidade na qual são formados.
2 2 ambas, as reações direta e inversa, continuam após o equilíbrio ser atingido, com a
mesma velocidade.
3 3 as concentrações das espécies nos reagentes e produtos permanecem constantes.
4 4 todas as espécies químicas param de reagir.

0   0 ) No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos são constantes.
1   1 ) No equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são iguais.
2   2 ) O equilíbrio químico é dinâmico.
3   3 ) As concentrações permanecem constantes como conseqüência da igualdade das velocidades direta e
inversa.
4   4 ) As reações direta e inversa continuam após o equilíbrio ser atingido

20) As reações químicas nem sempre atingem o equilíbrio. A velocidade com que elas ocorrem varia muito de sistema para sistema, sofrendo influência de catalisadores e da temperatura. De um modo geral:

0      0   um catalisador permite que uma reação ocorra por um caminho de menor       energia de ativação.
1      1   no início, a velocidade de uma reação é mais elevada porque as    concentrações dos reagentes são maiores.

2      2  o aumento da concentração de um reagente aumenta a velocidade de uma   reação porque aumenta a constante de velocidade da reação direta.

3       3  a constante de equilíbrio de uma reação elementar é igual à constante de velocidade da reação direta dividida pela constante de velocidade da reação inversa.

4       4  se uma reação apresenta grande energia de ativação, deverá também apresentar constante de velocidade de valor elevado.



0   0 O catalisador diminui a energia de ativação de uma reação.
1   1 Senda máxima a concentração dos reagentes, no início da reação, teremos uma maior velocidade.
2   2 O aumento da concentração de um dos reagentes aumenta a velocidade de uma reação mas, não altera a constante
de velocidade.
3   3 Nas reações elementares, a constante de equilíbrio é igual ao quociente entre as constantes das velocidades direta e inversa.
4    4 Quanto maior a energia de ativação menor será o valor da constante da velocidade.